Tudo sobre as Fraldas de Pano Modernas

Características das fraldas modernas


As fraldas modernas estão cada vez mais perfeitas. Mais anatômicas, flexíveis, preocupadas em atender bem a necessidade dos bebês e de seus cuidadores.

Parece tudo muito complicado, muito nome diferente, mas é simples: Ou você utiliza a fralda colocando recheio por fora em contato com a pele do bebê, usando a fralda como capa, ou você pega esse recheio e coloca dentro de um bolso, o que a gente chama de pocket. 

Elas podem ser:
- por tamanho (P, M, G, GG), 
- adaptáveis a mais fases do bebê (como as fralda madrinha que possuem 2 tamanhos adaptaveis, um que serve para bebês de 3Kg a 6Kg e outro tamanho que vai de 6Kg até 9Kg);
- e também tamanho único, as conhecidas OS ("One Size" = tamanho único), e essas costumam servir do bebê recém-nascido ao desfralde. Elas têm vários botões práticos que a gente vai abrindo conforme os meses passam. 


As capas (calças plásticas) continuam existindo e têm muitas adeptas. Costumam ser plástico dentro e plástico fora (Às vezes com alguma estampa em tecido costurada, pra enfeitar), e o recheio fica coladinho no bumbum. Secam quase instantaneamente, e não precisa lavar sempre. 

Muitas dessas tipo "pocket" substituem o plástico externo por materiais que deixam o bebê com o bumbum mais respirável - mas sem abrir mão da função impermeável. As fraldas nacionais fazem isso com vários tecidos diferentes. As importadas costumam ser todas feitas de pul (produto que não é vendido no Brasil ainda). 
Se o absorvente for de algodão, bambu ou cânhamo (fibra da planta da maconha, só de vendedores externos) você pode colocar em contato com o bumbum do bebê, porque dificilmente irritam. São fibras naturais e respeitam mais a pele do bebê. Já a microfibra e o zorb (se não estiverem revestidos com uma camada de algodão, bambu ou cânhamo) precisam necessariamente ir dentro do bolso, pois são os absorventes mais potentes e portanto podem irritar mais facilmente.

Qual a melhor marca de fraldinha?


Impossível uma resposta universal! O mais sensato a se fazer é comprar 2 ou 3 de cada marca, seja daqui ou de fora, e verificar. Uma só pode ser pouco, pois seria insuficiente para conseguir sentir bem uma marca. Fraldas de pano são apaixonantes e cada mãe tem a sua fralda queridinha mas está sempre em busca do ajuste perfeito.

Muitos fatores influenciam na compra da fralda: Tem toda a imensa questão da adaptação, pois os bumbuns são diferentes, o tamanho das coxas, o tamanho do quadril, o peso e a altura. Toda essa anatomia do bebê vai encontrar mais respeito em determinada marca de fralda. Outra questão são os hábitos dos bebês (quantidade de xixis e cocôs?), quem são seus cuidadores (quem vai trocar?), e qual é a sua rotina. Também temos que considerar o processo de secagem devido ao clima da cidade em questão (qual o material da fralda? seca rápido ou devagar?), se casa ou apartamento (tem varal de sobra?), custo-benefício de cada fralda, a qualidade do material (confortável? A textura é agradável?), a disponibilidade de modelos e quantidades, o atendimento do fornecedor (você pode precisar de esclarecimentos futuros!) e o grau de beleza(Claro! Por que não? Uma das partes mais gostosas de usarmos as fraldas de pano é não ter mais aquele monte de plástico com visual horroroso e genérico!).  

E os recheios?


Cada um tem as suas vantagens. E os fabricantes das capas costumam ter seus próprios absorventes, com material x, camadas y e qualidade z. 

Dentre as usuárias, temos as enamoradas do algodão, as fãs da valente microfibra, as tietes do bambu poderoso. Tem ainda o cânhamo e o zorb, que segundo muitas são os mais absorventes que existem. E a gente pode misturar o absorvente de uma marca com a fralda de outra, naturalmente.

A absorção é super discutível. Não depende apenas do material e sua qualidade, pois também tem a quantidade de camadas e as particularidades de cada bebê.
Dá pra misturar os recheios. A gente vai brincando conforme tem um pouco de cada em mãos.  Mas a absorção também depende do ajuste, de como você espalhou o recheio dentro do bolso, (ou direto na capa) e do quanto ela NÃO está impermeabilizada (falaremos abaixo!). As mães de meninos reforçam mais na frente, por causa da mira involuntária do pipi! 

Quantas comprar? 


Há um universo de respostas pra isso, até porque a quantidade de fraldas está diretamente relacionada aos tipos de recheio, ao hábito do bebê e aos modelos das marcas que serão compradas.

Via de regra, se você pretende lavar as fraldas todos os dias:



  • 10 fraldas são um mínimo, com um bom risco de ficar na mão mesmo com lavagem assídua. Se não puder investir mais do que isso inicialmente, procure usá-las mais como capas, assim você compra mais fraldinhas de algodão e não precisa trocar a fralda inteira a cada uso. 
  • 20 fraldas é um número bom se você reaproveitar uma e outra como capa, mas no inverno pode apertar.
  • 30 fraldas é um número ótimo! Deixa as fraldas secas mesmo no inverno, usando todas como pocket se o tempo estiver seco e tiver vento.  
  • 40 fraldas é mamão com açúcar! Em tempo chuvoso, frio, usando como pocket e sem vento.



O revestimento de cada fraldinha também é importante. Alguns bebês podem apresentar reação ao fleece, ou ao soft, porque são sintéticos. Porém esses tipos são os que deixam o bebê com a sensação de seco por mais tempo, e também são rápidos na secagem. O fleece tem nas importadas (e ele tem a mesma particularidade do pul, não é vendido no Brasil), e o soft tem nas brasileiras. O soft seca mais rápido se estiver bem esticado. O algodão é natural, então a chance de dar zebra é zero. Esse tecido também conserva melhor a umidade natural, só que leva bem mais tempo pra secar. O dryfit mantém uma super sensação de seco e a secagem é praticamente imediata, só que ele não é um tecido tão gostoso de vestir como o algodão.

Tem outros tipos de revestimento também. Cada um deles tem vantagens e desvantagens. Só experimentando para saber! 

Antes de Usar


Lave as fraldas de pano, uma vez antes de usar. Isto irá torná-las mais absorvente. A fralda atingirá sua máxima absorção após 3 à 4 lavagens.

Como Usar?


Para usar como capa:
Utilize o absorvente, com ou sem a Capa Anti – Vazamentos, por cima das fraldas, para os absorventes com camada sempre seca, utilize a face de microsoft do absorvente em contato com a pele do bebê.

Se seu bebê é menino o absorvente deve ser posicionadas principalmente na parte da frente da fralda, certifique-se de que o pintinho do bebê fique em contato com o absorvente, mirado para baixo. Se sua bebê é menina posicione o absorvente no meio da fralda reforçando a proteção em baixo.



Para usar como pocket:
Basta colocar os absorventes dentro do bolso, bem ajustados de maneira que não fiquem embolados e nem sobrando espaço entre o elástico e o absorvente dentro do bolso.


Para as fraldas com ajuste na cintura e pernas:



Faça o devido ajuste e teste no seu bebê para que não fique frouxo nem muito apertado. A fralda deve ficar justinha no corpo.

Guarde sempre os botões  que  seguram os elásticos das perninhas dentro da própria saída do elástico. Para identificar se o ajuste das perninhas está bom, depois de vestir a fralda estique com o dedo a lateral entre as coxas se você notar que há um vão de espaço, diminua um pouco mais o ajuste se estiver muito apertado cresça mais alguma casinha de botão, uma vez que você fizer este ajuste sua fralda
estará pronta para usar sempre!

Troca de Fralda


Quanto mais novo é o bebê, menos desenvolvido é o ritmo de sua bexiga, e portanto ele molha as fraldas com mais frequência e estas devem ser trocadas com frequência também. A umidade da urina e dos produtos de sua decomposição são causas de assaduras e fungos, e isto é agravado com o uso de fraldas plásticas e descartáveis, pois o plástico protege só o adulto da molhadeira que vaza, mas não a pele do bebê.

A pele do bebê possui, como a dos adultos, uma fina camada de gordura de qualidade insubistituivel. Não há a necessidade de removê-la diariamente e substituí-la por outras gorduras. É suficiente lavar a pele do bebê com água limpa e remover com óleo de amendoas os resíduos remanescentes de fezes, urina ou cremes.

*Fonte: Livro Consultório Pediátrico. Editora Antroposófica.

Passo-a-passo do trato diário com as fraldinhas, e algumas dicas! 


Seu trabalho será lavar, pendurar e guardar (e/ou montar) as fraldas, e você vai gastar cerca de meia hora por dia com isso. 


- Quando você comprar ou as fraldas chegarem pra você pela primeira vez, lave-as algumas vezes. Umas 3 ou 4. A lavagem potencializa a absorção das fraldas. Se ainda assim elas continuarem vazando, não desanime! Fale com as mães dos grupos de fraldas, ou com o fabricante, ou lave mais vezes antes de usar!;

- Quando usar no bebê, espalhe bem o recheio embaixo, de forma a não ficar engruvinhado dentro do bolso ou estreito demais. Tem que preencher bem direitinho.

- Bebê fez xixi? Tire e coloque a fralda no cesto. COM XIXI E TUDO. Não precisa, e NÃO DEVE DEIXAR DE MOLHO! Elas ficam fedidas em pouco tempo, principalmente a microfibra!

- Bebê fez cocô? Tire o absorvente de dentro (Isso é importante!). Para os bebês novinhos e em aleitamento que têm o cocô bem mole ainda, nesses casos somente, armazene as fraldinhas num balde com tampa para a hora que forem ser lavadas. Para os bebês mais velhos que têm o cocô firme, vire a fraldinha na privada para o cocô cair e descarga. Deixe tudo no cesto, de novo: SEM MOLHO NENHUM! E sobre as manchas já vamos falar!

- Como lavar? Pegue tudo do cesto. Retire todos os absorventes de dentro das capas, e coloque dentro da máquina. Se não tiver cocô, nem coloque sabão. Se tiver, uma colher de sopa rasa de sabão EM PÓ (é o que os fabricantes de quase todas as fraldas recomendam! Em pó!) para uma máquina cheia. Ponha pra bater. Repetir o enxágue é sempre uma ótima pedida! Ciclo delicado. Se não tiver, bom lavar com uma quantidade de água grande, assim ela não fica batendo muito as fraldinhas.

- Cada mãe tem um modus operandi para lavar as fraldas. Mas é possível que o ideal seja lavá-las assim que o bebê dorme à noite, porque a fralda da "capotada final" do soninho deles vai ficar nele por um tempão ainda, então pode não valer a pena esperá-la para lavar com as demais.

- Porque tanto receio com o sabão em pó? Porque ele IMPERMEABILIZA uma fralda facilmente. Se a máquina fizer espuma, então.. Já era! Provavelmente você acabou de deixar a fralda seladona! Quando isso acontece, na hora em que o bebê fizer xixi vai parecer que a fralda furou, porque vaza. A solução é lavar, enxaguar, secar. Lavar, enxaguar, secar. As avós (as nossas mães e sogras!) costumam ser as campeãs de impermeabilização de fraldas. Oriente se algum parente/amigo/empregado for lavá-las. Explique que essas são diferentes! Elas querem ajudar mas podem ajudar errado, enfiando sabão com aqueeeeela vontade. Pode não!

- A máquina bateu? Tire as fraldinhas de dentro e pendure. Avesso pra cima, caso não use pregadores. Se for fralda de algodão (recheio Cremer), SACUDA ANTES de pendurar, pra deixar bem esticadinho. Desse jeito ele seca num instante! E quanto à capa, deixe sempre com o lado do avesso virado para a face que pega mais sol se for pendurar num quintal (mesmo que esteja só nublado!).

- Sobre as manchas, vamos lá! Por que viradas para o Sol? Porque o Sol é mágico! Conte com o sol. Ele é um tira-manchas fantástico. Sem sabão pra quarar, sem quiboa, sem nada! No primeiro sol a mancha de cocô costuma sair quase inteira! Se não sair, não se incomode. A fralda está limpa, está só manchada. Use-a normalmente de volta no bebê, e nos próximos ciclos você vai perceber como a mancha vai saindo!

- É possível reaproveitar os lenços umidecidos! Se você lavá-los junto com as fraldinhas e for secando, pode ir guardando pra depois mergulhá-los na água mineral e deixá-los dentro de um pote. Econômico, ecológico, testado e aprovado!

- Pode secar em secadora diretão as fraldas de soft ou algodão e os recheios de algodão, bambu e microfibra. Quando estiverem quase terminando de secar, jogue dentro as capas (se forem feitas de pul). Porque secam rápido mas não presta deixar o pul esquentadão não!

- Já foi falado, mas a ênfase é importante: Quando usar sabão, use POUCO. Pouco é pouquíssimo, muito pouco mesmo! Um enxágue a mais é bem mais eficiente do que sabão para lavar uma fralda!

- Amaciante: DEFINITIVAMENTE PROIBIDO.

- Para aquele dia em que você estiver totalmente acabada e morrendo de preguiça, dá pra tacar na máquina as fraldas com cocô (sem ter tirado sequer o excesso) e enxaguar antes de colocar as que têm xixi pra lavar. Gasta um pouco mais de água, mas tem dia que não dá. Grávidas enjoadas, mães gripadas e com dores na lombar, mães do sul e mães de bebês doentes vão entender essa parte.

- Principalmente se for o primeiro bebê, cuide para não fazer um estoque todinho rosa ou todinho de carrinhos, porque se vier um bebê do outro sexo depois dá pra evitar aqueles comentários bestas e super inconvenientes sobre bebês e orientação sexual.

- Se as fraldas ficarem com cheiro ruim, eis algumas possibilidades para resolver:
 * Lavar algumas vezes, repetidamente sem sabão algum. E secar, e lavar, e secar; 
 * Tente secar direto no solzão. Talvez pôr pra secar na casa de alguém que tenha solzão no quintal;
 * Se o problema estiver feio, experimente deixar vários dias secando ao Sol;
 * Veja se dentro da máquina não fica resíduo de sabão com a lavagem das outras roupas;
 * Lavagem em ciclo morno pode ajudar. 
 * Algumas pessoas usam vinagre, algumas pessoas usam sal. Algumas desrecomendam ambos.
 * Experimente deixar alguns minutos em água fervente também. 
 * Colocar bicarbonato 
 * Colocar na secadora

Qual tipo de fralda seria ideal ?


Cada tipo pode ser o mais adequado para um tipo de clima ou família, para lhe ajudar a escolher primeiramente podemos pensar nos dois tipos de tecido que oferecemos como opção interna nas fraldas são Algodão ou Microsoft.

O  tecido Microsoft não absorve e mantém o bebê mais sequinho, por isso fraldas que contenham Micrsoft são mais resistentes à vazamentos, porém mais quentinhas. 

O Algodão é fresco, natural e respirável, ideal para climas quentes ou fases de assadura. Como o algodão é absorvente  a capacidade das fraldas com algodão por dentro é menor do que as fraldas com microsoft, pois o algodão pode absorver para fora se a frequência de trocas for longa de acordo com o ritmo de evacuações do bebê. 

Frequência de Trocas


Estabeleça a frequência de trocas conhecendo o ritmo de evacuações de seu bebê, as fraldas de pano permitem a mamãe e os cuidadores a perceberem quando o bebê está molhado, sendo mais fácil manter o bebê limpo e seco.  Sugerimos em média uma frequência de trocas de  até 3 em 3 horas durante o dia.

Meu bebê tem assaduras. Posso usar fralda de pano?


Por mais que bebês usando fraldas de pano geralmente não terão assaduras, elas podem ocorrer graças à dentes nascendo, alergias, doenças, etc.

Nós recomendamos que troque a fralda frequentemente e permitir que o bebê seque ao ar tanto quanto possível. Você pode ainda usar uma amido de milho  no bum bum do bebê para ajudar a curar. Recomendamos a pomada para assadura da weleda, calêndula – babycreme em pequena quantidade para nao danificar as fraldas de pano .

Como evitar vazamentos?


Certifique-se de que a fralda esta bem ajustada no corpo do bebê, é importante também que o absorvente esteja bem ajustado na fralda, o absorvente foi projetado  na largura da fralda, se você optar por utilizar outros absorventes de pano na fralda certifique-se de dobrar na mesma largura da mesma.

Observe o ritmo de evacuações do bebê você vai conhecer quando a fralda está muito cheia de xixi e quanto tempo ela dura para então habituar-se a trocar antes. Se as fraldas não vazavam e começaram a vazar certifique- se é possível que os absorventes estejam impermeabilizados.

Por que a fralda de pano favorece a consciência corporal do bebê e a conexão da mãe com frequência de evacuações?


Com as fraldas descartáveis quando o bebê faz xixi imediatamente o mesmo se solidifica no gel, o bebê perde a percepção de seu xixi líquido, assim como a mãe ou cuidador (a) perde a possibilidade de identificar com precisão o ritmo de suas evacuações. Pode parecer vantajosa a possibilidade que as fraldas descatáveis dão de trocar de 4 em 4 horas por exemplo, porém desta forma o bebê convive com a urina solidificada na fralda e sua decomposição, quando na realidade o bebê pode fazer xixi de 20 em 20 minutos em alguns períodos do dia. A não percepção do ritmo de evacuações resulta em um desfralde mais tardio.   A fralda de pano favorece a conciência corporal do bebê no contato com o xixi líquido, além de permitir ao cuidador identificar com mais  precisão o ritmo de trocas de fralda. A frequência de trocas das fraldas de pano está mais sintonizada com o ritmo de evacuações do bebê e cumprem  a função principal que é de absorver e reter os vazamentos de cocô e xixi sem se desconectar do ritmo fisiológico do bebê e da natureza.




Fontes:Fraldas Dipano ; Fraldas Bebês Ecológicos ; texto de Mariah Araújo


11 comentários:

  1. Comecei com as FPM's recentemente e li muuuuuuiiiiita coisa, mas esse artigo realmente ajudou! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. uso há dois anos com meu filho e adoro! se pudesse compraria mais! uso as da marca Dipano e estou muito satisfeita. o atendimento é ótimo e as fraldas são excelentes. Elas fazem chá de fralda on line inclusive. Super recomendo: www.fraldasdipano.com.br

    ResponderExcluir
  3. Pessoal. Não sei por que comigo se não troco a cada duas horas vaza pela lateral. E nunca usei sabão nelas e o ajuste está perfeito ; (

    ResponderExcluir
  4. Minha esposa tbm comprou e está vazando pelas laterais, o que teria q fazer, se alguém puder dar uma sugestão ficarei agradecido

    ResponderExcluir
  5. As fraldas de pano do meu também vazam pela lateral... A cada três usos, um vaza... Sem sabão na lavagem como recomendado.

    ResponderExcluir
  6. Para evitar vazamentos eu enrolava o absorvente em uma fralda cremer. Agora após 2 meses de uso. As as fraldas absorvem melhor, e não preciso mais fazer isso. Se for passear coloco 2 absorventes.

    ResponderExcluir

  7. Fraldas ecológicas
    https://m.facebook.com/stonbaby

    ResponderExcluir
  8. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-887943284-fralda-de-pano-ecologica-mumsbest-_JM

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Com a Cremer por fora do bolso chega a ficar 5 horas sem vazar a noite. Aí capricho na pomada anti assadura weleda e dá tudo certo.

    ResponderExcluir
  11. Olá, estou pensando em fazer minhas próprias fraldas, logo queria indicação de um melhor tecido.

    Externo da capa:
    Noturno, diurno e praia.

    Interno da capa:
    Noturno, diurno e praia.

    Bolso da capa:
    Noturno, diurno e praia.

    Absorvente:
    Noturno, diurno e praia (ou não se usa)

    Tecido do liner:

    Me ajudem! Obg

    ResponderExcluir